quarta-feira, 17 de outubro de 2012

022 - Os três Gunas da Medicina Ayurvédica

Esse resumo foi preparado a partir da leitura do livro "Ayurveda and the Mind" do Dr. David Frawley.

Os três Gunas

A Natureza possui uma energia qualitativa através da qual nós podemos nos expandir em sabedoria ou contrair em ignorância. De acordo com o Ayurveda e o Yoga, a natureza consiste de três qualidades primárias, que determinam o ritmo de nosso crescimento espiritual. Eles são chamados de gunas em Sânscrito, cujo significado é "aquilo que adere", pois se os gunas forem utilizados sem discernimento eles podem nos manter cativos no mundo exterior. Os gunas são de três tipos :

1) Sattva – inteligência, confere equilíbrio

2) Rajas – energia, causa desequilíbrio

3) Tamas – substância, cria inércia

Os três gunas são as qualidades mais sutis da natureza subjacente à matéria, à vida e à mente. Elas são energias através dos quais não só a mente superficial funciona mas também as funções de consciência mais profundas. Elas são as forças do espírito que mantém os nossos carmas e desejos, nos propelindo de um ciclo de vida à outro.

Sattva

É a qualidade de inteligência, virtude e bondade, criando harmonia, equilíbrio e estabilidade. É leve e luminosa em sua natureza. Ela possui um movimento ascendente e interiorizante e faz a alma despertar. Sattva produz contentamento e alegria duradouros. Representa o princípio de clareza, amplitude, paz, e da força do amor que mantém unidas todas as coisas.

Rajas

É a qualidade da mudança, atividade e turbulência. Ela causa um desiquilíbrio que pode afetar uma harmonia já existente. Rajas é motivada em sua ação, sempre procurando um objetivo ou fim que lhe tragam poder. Ela possui um movimento externo causa a ação de busca auto-motivada que leva no final à fragmentação ou desintegração. Enquanto, a curto prazo, Rajas seja estimulante e proporcione prazer, devido à sua natureza desequilibrada ela rapidamente resulta em dor e sofrimento. É a força da paixão que causa conflito e tensão.

Tamas

É a qualidade de insipidez, escuridão, inércia e peso, encobrindo ou obstruindo em sua ação. Funciona como a força da gravidade que retarda as coisas e as mantêm em formas limitadas específicas. Ela possui um movimento descendente que causa desintegração e deterioração. Tamas traz consigo a ignorância, no sentido de idéias concebidas de modo impreciso e percepções perturbadas. É o princípio de materialidade ou inconsciência que faz a consciência tornar-se velada.

A Mente e Sattva

A mente ou consciência em geral, é naturalmente de domínio sáttvico. A consciência é chamada Sattva em Sânscrito. A menos que a mente esteja calma e transparente, nós não podemos perceber as coisas apropriadamente. Sattva cria a clareza através da qual nós percebemos a verdade das coisas, nos dando luz, concentração e devoção. Rajas e Tamas são fatores de desarmonia mental, causando agitação e desilusão. Isto por sua vez leva a concepções errôneas e percepções falsas. É da qualidade Rajásica que surge a falsa idéia de um mundo exterior real, o que nos leva a buscarmos alegria fora de nós mesmos e que nos afastemos de nossa paz interior. Rajas cria desejo, distorção, turbulência, e distúrbio emocional. Ele predomina no aspecto sensorial da mente porque os sentidos estão sempre se movendo e procurando vários objetos. Enquanto permanecermos na busca de contentamento sensorial, nós tombamos sob a instabilidade da qualidade Rajas.

Do Tamas provém a ignorância (desconhecimento) que vela a nossa verdadeira natureza e enfraquece o nosso poder de percepção. Através dele surge a idéia de um ego de um eu separado, através do qual nos sentimos sozinhos e isolados. Tamas prevalesce na consciência identificado com o corpo físico, que é denso e limitado. Na medida em que a nossa identidade e senso de bem-estar é primariamente físico, nós permanecemos no reino obscuro de Tamas.

Sattva é o equilíbrio de Rajas e Tamas, combinando a energia de Rajas com a estabilidade de Tamas. Aumentando a qualidade Sáttvica, ganhamos paz e harmonia, retornando à Natureza Primordial e ao Espírito Puro no qual está a nossa verdadeira liberação.

Entretanto, até mesmo o apego a Sattva, tal como o apego a uma virtude, pode prender a mente. Por essa razão, nós devemos nos esforçar por Sattva puro, que é desapegado da forma e de suas próprias qualidades. Quando o Sattva puro prevalece em nossa consciência, nós transcendemos o tempo e o espaço e descobrimos o nosso Eu eterno. A alma readquire sua pureza básica e se une com Deus. Quando fora de equilíbrio, os três gunas trazem o processo de evolução cósmica através do qual a alma evolui além dos reinos da natureza, experimentam nascimento e morte, alegria e tristeza em vários corpos. O movimento dos três gunas é contíguo ao da criação.

Sattva é um estado de equilíbro responsável pela saúde e pela cura. A saúde é mantida por um estilo de vida sáttvico, que consiste em viver em harmonia com a natureza e o nosso Eu interior, cultivando pureza, claridade e paz. Rajas e Tamas são fatores que causam doença. Rajas causa dor, agitação e dissipação de energia. Tamas causa estagnação, degeneração e por fim, a morte. Rajas e Tamas geralmente funcionam juntos. Rajas traz uma super-expressão de energia que eventualmente leva à exaustão, no qual Tamas prevalece.

Por exemplo, muita comida condimentada, álcool e excessos sexuais podem ser rajásicos e estimulantes num primeiro momento. Mas, com o tempo, eles eventualmente levam a pessoa a uma situação tamásica com fadiga e colapso de energia. Em um nível psicológico, muito Rajas leva a emoções turbulentas primeiramente, para depois haver predominância de Tamas com desinteresse e depressão.

Há muito, muito que se falar sobre Ayurveda. A medicina tradicional chinesa (MTC) também é rica em uma filosofia que nos remete à natureza e às múltiplas relações que os elementos guardam entre si. Aos poucos a gente vai aprendendo... Um abraço a todos!

 
Martius de Oliveira

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