quinta-feira, 11 de outubro de 2012

016 - As oito ramificações do Yoga Integral

As oito ramificações do Yoga Integral

O Yoga integral, também conhecido com Raja Yoga proporciona oito ramificações, cada qual com seu papel necessário para o desenvolvimento.

1 - Yamas ou princípios dhármicos de conduta social adequada são a não-violência (ahimsa), a veracidade (satya), o controle da energia sexual (brahmacharya), o não-furto (asteya) e o desapego (anabhinivesha). Eles servem para estabelecermos uma interação adequada com outros seres e nosso ambiente exterior. O comportamento social adequado é importante para a nossa saúde, bem-estar psicológico e desenvolvimento espiritual.

2 - Nyamas ou princípios dhármicos de comportamento pessoal incluem o contentamento (santosha), a pureza (shaucha), o auto-estudo (svadhyaya), a auto-disciplina (tapas) e a redenção a Deus (Ishvara pranidhana). Esses são princípios de estilo de vida necessários para estabelecer uma prática yóguica pessoal na vida. Eles também são também a base dos regimes de vida ayurvédicos para obter-se equilíbrio. A pureza (shaucha) inclui uma dieta vegetariana e a desintoxicação física. A redenção ao divino é a chave para sustentar todas as práticas que não podem ser atingidas meramente pelo esforço pessoal. A auto-disciplina (tapas), o auto-estudo (svadhyaya) e a redenção ao divino (Ishvara pranidhana) são os fundamentos do Kriya Yoga, o yoga da ação interna que torna a pessoa pronta para o samadhi (absorção).

3 - Asana significa a postura correta que é uma postura em harmonia com nossa consciência interna. Ela busca um postura sentada, comfortável e sustentável que facilite a meditação. As asanas produzem equilíbrio e harmonia ao corpo físico, particularmente ao sistema músculo-esquelético que é o que dá suporte ao corpo físico. As asanas são parte do sistema de tratamento ayurvédico para o corpo físico.

4 - Pranayama significa o controle da respiração mas também a expansão controlada da força vital. Não se trata da supressão da respiração, o que seria prejudicial, mas contatar com fontes superiores de prana ambas dentro e fora do corpo. Pranayamas consistem na realização do aprofundamento e expansão do prana até que ele nos leve a uma condição de paz. Quando o prana está em paz, a força vital, os sentidos, as emoções e a mente são postos em estado de repouso. O pranayama também é um método ayurvédico poderoso de aumentar o vigor e a vitalidade assim como de promover a cura.

5 - Pratyahara que não se trata simplesmente de fecharmos os nossos sentidos mas controlarmos os sentidos, aplicarmos os sentidos corretamente e a habilidade de ir além deles. O modo como usamos os nossos sentidos determina o tipo de energia que absorvemos do mundo externo e que alimenta as nossas mentes. Essa energia tanto pode nos nutrir como nos desestabilizar.

6 - Dharana é o controle da mente, no sentido de direcionamento da atenção de modo correto. É a capacidade de focarmos toda a nossa energia mental para nos determos no que quer que precisemos examinar. Dharana envolve o direcionamento e controle da nossa atenção, como a concentração em certas idéias e objetos em particular. Técnicas comuns de Dharana incluem concentração sobre os chakras e seus elementos governantes. Uma outra técnica consiste em concentrar toda a nossa atenção no coração. Uma terceira técnica consiste em concentrar-se sobre o espaço externo e o espaço interno que habita dentro de nosso coração.

7- Dhyana é meditação, que é a nossa capacidade de sustentar a nossa atenção sem distração. A meditação nos permite espelhar a realidade e objetivamente perceber a verdade das coisas. A meditação pode ser feita sobre um objeto externo, como o oceano, o céu, uma imagem, uma idéia, um princípio. A meditação na verdade não é propriamente uma técnica mas um estado natural de lucidez que requer algum preparo para ser alcançada.

8 – Samadhi, que podemos também chamar de absorção, é a capacidade de se tornar um com o objeto de nossa percepção. É a unidade do percebedor e do que é percebido em alinhamento de percepção, através do qual a natureza da realidade última pode ser claramente conhecida. Samadhi é a nossa capacidade de se unir com as coisas em consciência que no mostre o nosso contentamento e plenitude na vida. Ele nos leva até a natureza Divina subjacente em todas as coisas. Samadhi é a união.

Texto baseado no livro "Yoga e Ayurveda – Self-healing and Self-realization" de David Frawley.

Martius de Oliveira

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