segunda-feira, 15 de outubro de 2012

020 - Os tipos constitucionais Ayurvédicos

Os tipos constitucionais Ayuvédicos


O Ayurveda compreende uma ciência onde indivíduos com um determinado padrão constitucional caem em categorias específicas. Os três maiores tipos constitucionais existem de acordo com os três humores biológicos que correspondem às forças primordiais de nossa vida na matéria. Esses três grupos são chamados de Vata, Pitta e Kapha em sânscrito, e correspondem respectivamente aos três elementos Ar, Fogo e Água.

Vata – Ar

O humor biológico Vata corresponde literalmente "àquele que sopra" referindo-se ao vento. Ele contém um aspecto secundário do éter como sendo o campo por onde ele se move. Os espaços na cabeça, articulações e ossos servem como reservatórios de Vata.

Vata governa o movimento e é responsável por todos os impulsos voluntários e involuntários, sendo que ele trabalha principalmente sobre o cérebro e sistema nervoso. No sistema digestório ele se relaciona mais ao cólon onde os gases tendem a se acumular.


Os sentidos de toque e audição, o qual corresponde ao elementos ar e éter.

Vata está relacionado à agilidade, adaptabilidade e facilidade de ação. Seu poder nos anima e nos faz sentir cheios de entusiasmo e vitalidade.


Pitta – Fogo

O humor fogo é chamado Pitta em referência ao seu significado "aquilo que cozinha". Pitta contém um aspecto secundário da água pois os fluidos corporais tais como fluidos digestivos e sangue são armazenados quentes.

Pitta governa a transformação no corpo e mente tais como digestão e assimilação em todos os níveis indo do corpo até à mente. O fogo predomina no sistema digestivo, particularmente no intestino delgado e fígado, onde o fogo digestivo opera. Pitta também é encontrado no sangue e no sentido da visão que corresponde ao elemento fogo. Pitta é responsável por todo o calor e luz da percepção sensorial até o metabolismo celular. Mentalmente, Pitta governa a razão, a inteligência e a compreensão – a capacidade iluminadora da mente. Permite a mente perceber, julgar e discriminar. A raiva é a perturbação emocional mais comum deste elemento, que é inflamável, aquece, ajuda-nos a defendermo-nos de ataques externos.

Kapha – Água

O humor biológico água é chamado Kapha, literalmente "o que adere". Ele contém um aspecto secundário da terra como uma fronteira que contém, como a pele e as membranas mucosas. Kapha governa a forma e a substância, sendo responsável pelo peso, coesão e estabilidade. É a solução fluida, o oceano interno, nos quais outros dois humores se movimentam e constituem a substância principal do corpo. Ele proporciona lubrificação adequada nas articulações e eliminação de secreções, além de proteger nervos, mente e sentidos. Kapha predomina nos tecidos corporais e na parte superior do corpo – estômago, pulmões, e cabeça onde há acúmulo de muco. Ele se relaciona com os sentido de gustação e olfação, os quais correspondem à água e terra.

Kapha governa o sentimento, a emoção, além da capacidade da mente manter a forma, o que dá calma mental e estabilidade mas que ao mesmo tempo pode impedir crescimento e expansão. O desejo e o apego são os seus principais distúrbios, os apegos às coisas na mente, os quais podem sobrecarregar a psique.


Uma vez que tenhamos aprendido os principais tipos de humores, você observará que existem tipos constitucionais e físicos dos três tipos entre as pessoas, além das combinações de dois tipos quaisquer ou até mesmo dos três tipos. A gente vê isso num próximo texto. Até mais!

Martius de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário