quinta-feira, 11 de outubro de 2012

013 - Os princípios de Ayurveda


As três grandes forças cósmicas no Ayurveda

De acordo com os antigos textos védicos, há três forças essenciais em existência. A primeira força é chamada Prana, um princípio de energia que produz movimento, velocidade e animação. Prana significa a respiração primordial ou força vital. Toda a energia segue os movimentos de inalação e exalação, como em um movimento de contração e expansão, de cheia e vazante. Por trás de toda energia há consciência, e esta energia se movimenta de forma espontânea em um movimento de pura beleza e harmonia. A segunda força é o princípio de radiância ou luz chamada Jyoti. A energia quando se movimenta se transforma e produz luz e calor. A terceira força é o princípio de coesão, consistência e desenvolvimento da forma. Há uma afinidade entre estas forças no sentido de um único ritmo, de uma unidade comum. Essa força coesiva é chamada Prema e é o poder do amor. O amor é uma força real que mantêm tudo coeso e garante a continuidade e sustentação de todas as criaturas em suas vidas e lucidez. Estas três forças – Prana, Jyoti e Prema - Vida, Luz e Amor – relacionam-se aos três elementos ar (vento), fogo (sol) e água (chuva).

Os três doshas

O Ayuverda reconhece as três-forças primárias no corpo, também chamados de humores biológicos – Vata, Pitta e Kapha – correspondentes aos elementos, ar, fogo e água, respectivamente. Como forças móveis e ativas, eles tanto determinam o crescimento quanto a degenerescência. Em Ayurveda a palavra humor é denominada dosha. No ocidente usamos o termo humor para descrever o estado emocional das pessoas mas historicamente a palavra humor era bastante usada em ciências médicas na Grécia (medicina humoral) para designar fluidos corporais (bile amarela, bile negra, sangue e fleuma) que influenciavam na saúde e no temperamento das pessoas. Em Ayurveda dosha significa aquilo que escurece e produz degradação. Quanto os doshas entram em desequilíbrio, eles se tornam as forças causativas que produzem as doenças.

Vata é o humor biológico relacionado ao ar ou vento. Vata significa "aquilo que move coisas" e é a força humoral que governa o equilíbrio mental e sensorial e a orientação, adaptabilidade mental e compreensão.

Pitta é o humor biológico corresponde ao fogo, e é também traduzido com bile. O seu significado é "aquilo que digere as coisas". O dosha Pitta é responsável pelas transformações química e metabólicas no corpo e responde também pela capacidade de digerir mentalmente impressões sensoriais, assim como governa a nossa capacidade de perceber a realidade e entender as coisas como elas são.

Kapha é o humor biológico representado pela água e é também traduzido como fleuma. Kapha significa aquilos que mantém as coisas unidas e coesas. O dosha Kapha provê as substâncias e dá suporte dando constituição ao tecidos corporais. Ela provê suporte emocional à vida e está relacionada aos traços positivos emocionais de amor, compaixão, paciência e perdão.

O próximo texto será sobre Ayurveda e tem relação com o que conversamos sobre Advaita pois é sobre a medicina do corpo e mente. Até breve!

Martius de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário